Estresse, medo, ansiedade - se começarmos a contar todas as circunstâncias da vida em que vivenciamos essas emoções, com certeza perderemos a conta! A ansiedade sobre o resultado de um concurso ou a reação dos nossos pais ao boletim escolar; nervosismo sobre o primeiro encontro ou uma entrevista de emprego - todos nós passamos por esses momentos. Um pouco de medo é normal, na verdade, assim como o sal na comida: é necessário para que possamos permanecer disciplinados, focados e dinâmicos.
O problema começa quando esse medo se torna tão persistente e tão intimidador que começa a interferir na nossa vida cotidiana. Acaba virando um transtorno de ansiedade, preocupação, medo do desconhecido ou estado de inquietação excessiva, e isso precisa ser tratado, e é aí que o yoga pode ajudar.
Também é bom saber que só o yoga não deve ser considerado como a única opção de tratamento. Deve se complementar com medicação adequada, após consulta a um médico ou especialista. O médico irá guiá-lo com melhores condições e ajudá-lo a compreender o tipo de transtorno de ansiedade que você pode ter - o Transtorno do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Social ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, para citar alguns.
Nota: Medicamentos alopáticos podem ter efeitos colaterais, você pode considerar linhas alternativas de tratamento, como a Homeopatia e o Ayurveda.
Como saber se você tem transtorno de ansiedade?
Você se sente em pânico, assustado e inquieto com frequência.
Você tende a ficar descontrolado, ter pensamentos obsessivos de experiências traumáticas do passado.
Você acorda com pesadelos frequentes.
Você tende a lavar várias vezes as mãos.
Você tem problemas para dormir.
Suas mãos e pés ficam, muitas vezes, suados.
Você tem palpitações frequentes.
Como o Yoga pode ajudar a acabar com a ansiedade?
A prática regular de yoga pode ajudá-lo a ficar calmo e relaxado na vida diária e também pode lhe dar a força necessária para enfrentar os acontecimentos como vierem, sem ficar inquieto. A prática de yoga inclui idealmente o pacote completo de asanas (posturas corporais), pranayamas (técnicas de respiração), meditação e filosofia sobre o yoga antigo, tudo isso tem ajudado vários pacientes com ansiedade a se recuperar e enfrentar a vida com nova positividade e força.
As seguintes técnicas de yoga podem ajudar a acalmar a mente inquieta.
# 1: Mova seu corpo e alivie a mente do estresse com asanas.
Essas posturas de yoga podem ajudar a alcançar corpo e mente saudável e feliz. Asanas(posturas) ajudam a liberar a tensão e a negatividade do sistema.
Dhanurasana (postura do arco)
Matsyasana (postura do peixe)
Janu Shirsasana (dobrar para a frente uma perna)
Setubandhasana (postura da ponte)
Marjariasana (alongamento do gato)
Paschimottanasana (dobrar para a frente duas pernas)
Hastapadasana (dobrar o pé para a frente)
Adhomukha Shwanasana (postura do cachorro)
Shirshasana (cabeça)
Shavasana (postura do cadáver)
Nota: No final da sessão de posturas de yoga, deitar em Yoga Nidra para dar ao corpo e a mente alguns minutos de relaxamento. A técnica é útil na liberação de toxinas do corpo, a principal causa de estresse do sistema.
# 2: Respire bem com pranayamas para aliviar a ansiedade
Manter sua atenção na respiração pode ajudar a libertar a mente da desordem desnecessária de pensamentos que criam ansiedade . Tente as seguintes práticas de respiração:
KaKapal Bhati Pranayama (técnica de respiração do Crânio Brilhante)
Bhastrika Pranayama
Nadi Shodhan Pranayama (respiração por narinas alternadas) - eficaz em liberar o estresse do sistema (onde a expiração é mais longa do que a inalação)
Bhramari Pranayama (respiração da abelha)
# 3: Medite para desfrutar o presente de uma mente relaxada
A meditação pode ser uma excelente técnica para relaxar a mente distraída, dar-lhe uma sensação de calma e paz e também uma capacidade de observar como sua mente trabalha para mantê-lo envolvido em coisas pequenas, mesquinhas, à sua volta. Ela também pode ajudá-lo a não se preocupar muito ou ficar ansioso sobre o futuro desconhecido.
Você já deve ter ouvido muitas vezes o termo "adrenalina". Isso acontece quando ficamos muito preocupados com uma possível ameaça. Por exemplo, num passeio de aventura. Nesse momento, o nível do hormônio adrenalina se eleva, levando o coração a bater mais rápido, fazendo com que os músculos fiquem tensos e nosso corpo sue mais. A investigação científica tem mostrado que a prática da meditação regular pode ajudar a reduzir significativamente o nível desse hormônio do estresse.
# 4: Aplicar a filosofia do yoga em sua vida, ser feliz e aproveitar cada momento.
Conhecer e aplicar o conhecimento do yoga antigo na vida cotidiana, que fala sobre alguns princípios simples, mas profundos (yamas e niyamas), pode ser o segredo para uma vida saudável e feliz. Por exemplo, o princípio Santosha (niyama) ensina o valor do contentamento. O princípio Aprigraha pode nos ajudar a superar a ganância ou o desejo de possuir mais, o que pode ser uma razão para o estresse e a ansiedade. Além disso, o princípio Shaucha fala sobre a limpeza da mente e do corpo. Estsa regra pode ajudar especialmente se você tende a ficar muito preocupado em contrair doenças infecciosas.
Os yamas e niyamas do Yoga também vão ajudar a comer alimentos nutritivos e viver um estilo de vida saudável, que ajuda muito a superar a ansiedade e o estresse. Para compreender a filosofia do yoga, você pode considerar a leitura Comentário de Sri Sri Ravi Shankar em Patanjali Yoga Sutras.
# 5: Ore, tenha fé e sorriso!
A oração é a melhor forma de confiança e apoio para mantê-lo livre da ansiedade. Desenvolver hábitos de oração diária, por exemplo cantando bhajans (canções devocionais), irá enchê-lo com energia positiva e também ajudar a acalmar a mente. Eles também incutem um sentimento de profunda fé de que tudo acontece para o melhor e que há um poder superior divino que toma conta. Além disso, fazer um esforço consciente para sorrir mais e mais. Isso vai inspirar confiança, calma e positividade instantaneamente. Experimente agora mesmo!
# 6: Pense no que você pode fazer para os outros
Quando estamos constantemente permanecendo presos no “eu e meu”, abrimos espaço para o estresse e a ansiedade. Nós mantemos a preocupação com o que vai acontecer com a gente. Em vez disso, mude sua atenção para como você pode ser de alguma utilidade para os outros ao seu redor. Energizar-se com alguma atividade em prol das pessoas em sua volta pode dar-lhe satisfação profunda e imensa alegria.
# 7: Conheça a impermanência do mundo
Quando essa percepção define que tudo ao nosso redor é temporário e irá mudar, tornamo-nos relaxados e nos estabelecemos a partir de dentro. Um sentimento de "isso também passará e não permanecerá para sempre” surge em nós e nos liberta da ansiedade. A meditação pode nos ajudar a ver esse princípio fundamental da vida.
# 8: Lembre-se de uma situação passada semelhante, quando você poderia superar a ansiedade
Isso lhe enche de coragem de que você pode ultrapassar até mesmo essa situação. Fique lembrando isso para você mesmo por muitas vezes.
# 9: Mantenha companhias positivas em torno de você
Quando você passa mais tempo com pessoas de espírito positivo, você é influenciado por pensamentos semelhantes, o que reflete na sua atitude geral para a vida. Só uma mente positiva pode produzir alegria, paz e relaxamento.
(Escrito por Pritika Nair, baseado em dados do Dr. Sejal Shah, professor Sri Sri Yoga.)
Comments